Lote 3 Terapia Assistida Com Animais
Você sabia que a terapia assistida com animais ajuda na recuperação de pacientes com doenças mentais? Deixa eu te contar um pouco… Desde o princípio do mundo o ser humano e os animais têm uma ligação muito forte. Aliás, há relatos que a domesticação dos animais começou na Ásia. Nessa época, eles eram usados para servir o homem no trabalho, entre tantas outras atividades.
Com o passar dos anos, esse relacionamento foi se estreitando e uma relação de afeto foi criada em muitos dos casos. Isso virou uma questão de cultura entre as civilizações e, de acordo com a American Pet Products Association, cerca de 56% da população mundial atualmente domestica algum animal.
Quer saber mais sobre a terapia assistida com animais? Veja a seguir com a Nostra Casa!
Sabemos que esse afeto entre o ser humano e o animal traz um bem-estar notável para ambos. Assim, muitas pessoas deixam de se sentir sozinhas e tristes por se beneficiarem dessa relação. Então, os dias passam a ser mais alegres e consequentemente as brincadeiras e carinhos ficam mais intensos.
Percebendo isso, William Tuke, em 1792, sugeriu que usassem animais no tratamento de doentes mentais de um asilo psiquiátrico em Londres na Inglaterra. Esse tipo de terapia hoje recebe a sigla TAA (Terapia Assistida por Animais), onde os animais são usados em diferentes tipos de tratamento. A finalidade é ajudar na recuperação ou até mesmo prevenção dos pacientes. Assim, promove a melhora dos mesmos desde a primeira sessão.
Desde então, esse tratamento vem trazendo muitos resultados benéficos para inúmeros pacientes que, por algum motivo, se encontram em uma situação delicada. Então, no contato entre o doente e o animal, o processo de melhoria é certo.
As sessões obviamente são acompanhadas por profissionais da saúde, também por veterinários e profissionais de treinamento de animais que tratam e treinam os bichinhos. Então, cada pessoa é tratada de acordo com o seu problema específico de saúde, ou necessidade de desenvolvimento.
São realizadas atividades específicas:
Esses animais são treinados para que o paciente não corra nenhum risco nos momentos de contato.
A Terapia Assistida por Animais tem como objetivos principais desenvolver:
Os principais benefícios da TAA são:
Dessa forma, podemos ver o quão precioso é o tempo dos pacientes com os animais e o quanto isso ajuda nos tratamentos e prevenções.
A Nostra Casa de Repouso oferece a terapia assistida com animais no tratamento e cuidado dos nossos pacientes. Mais especificamente a Cinoterapia, também chamada de TFC – Terapia Facilitada por Cães. Consiste em uma metodologia que utiliza cães nos tratamentos.
Os cães, por sua vez, geralmente recebem acesso mais facilmente aos lugares, inclusive podem ser pegos no colo. A proximidade deles é maior e também são animais que costumam interagir mais. Além disso, são carinhosos, conseguem expressar bem o seu afeto pelo ser humano, são companheiros e o melhor, não fazem acepção de pessoas. Assim, nossos pacientes não se sentem sozinhos ou sensação de solidão. Pois, além de todos os companheiros de casa, também contam com os cães para proporcionar cuidados, alegria, descontração e bem-estar.
Contamos com a colaboração de excelentes profissionais e esse time está de braços abertos para recebê-lo. Afinal, para nós é uma alegria poder abraçar todos que chegam e conhecer um pouquinho de cada história. Por isso prezamos em fazer parte de uma vida e poder proporcionar, de alguma forma, o bem-estar. Aliás, os sorrisos de satisfação e alegria são o que nos movem.
Venha conhecer a Nostra Casa. Entre em contato com nossa equipe e agende uma visita à Casa de Repouso na Zona Oeste de SP ou Curitiba.
Já ouviu falar de arteterapia na terceira idade? Entenda com a Nostra Casa de Repouso!
Descubra os benefícios de uma casa de repouso para idosos nesse artigo da Nostra Casa.…
Já ouviu falar sobre cozinhar na terceira idade? Veja com a Nostra Casa de Repouso…
Conhece alguém na terceira idade? Veja algumas dicas de como manter a vida ativa na…
Já conhece as atividades oferecidas para a terceira idade na USP? A Nostra Casa de…
Quais são as diferenças de Alzheimer em idosos e demência? No artigo, explicamos sintomas e…